Laminado Cerâmico

As lentes de contato dentais são laminados cerâmicos de fina espessura que recobrem os dentes naturais, modificando a forma, tamanho e a cor dos dentes originais. O material utilizado para essa finalidade é a porcelana (ou cerâmica).

O que são as Lentes de Contato?

As lentes de contato dentais são laminados cerâmicos de fina espessura que recobrem os dentes naturais, modificando a forma, tamanho e a cor dos dentes originais. O material utilizado para essa finalidade é a porcelana (ou cerâmica). Esse material possui algumas características importantes, como por exemplo: não mudam de cor com o passar do tempo e alimentação do paciente (ou seja, pode tomar café, vinho tinto, açaí, chá, etc… que não pigmenta a estrutura), são resistentes à mastigação e trazem muita naturalidade ao sorriso, por se aproximar às características dos dentes naturais, em termos de brilho, polimento e possibilidade de caracterização da cor, reproduzindo as diferentes tonalidades do dente e mimetizando a translucidez do esmalte.

Qual a diferença de Faceta para Lente de Contato?

A diferença que existe entre esses dois procedimentos é basicamente a espessura do material. Ambos utilizam o mesmo material para a confecção, entretanto a faceta é um pouco mais espessa do que a lente de contato, que é uma fina camada de cerâmica. As facetas apresentam uma espessura que varia de 0,8 a 1,2mm, enquanto que as lentes de contato podem ser confeccionadas em uma espessura mínima de 0,2mm. A determinação do procedimento que será realizado (faceta ou lente de contato) se dá pela condição clínica das unidades dentárias e pela avaliação do profissional especialista. Normalmente as facetas são realizadas em casos de dentes naturalmente mais pigmentados, ou que apresentam um desgaste natural acentuado (a exemplo dos pacientes com bruxismo), necessitando de uma camada mais espessa de cerâmica para devolver estética e função.

É necessário fazer desgaste nos dentes para colocar as lentes de contato e facetas?

Sim, existe a necessidade de realizar um pequeno desgaste na estrutura dental para o assentamento passivo das cerâmicas. Não é um desgaste grande, é algo em milímetros, que não compromete a estrutura de modo geral. Existe a necessidade desse desgaste principalmente na região do dente que fica próxima a gengiva, para que haja espaço para a inserção e cimentação da cerâmica. Caso contrário, acontece o chamado “sobrecontorno da restauração indireta”, quando há um volume excessivo de material perto da gengiva, o que resulta em inflamação gengival crônica. Para que haja uma longevidade no tratamento, a gengiva precisa se manter sempre saudável, sem sangramento.

Tenho bruxismo, posso colocar lente de contato ou faceta?

Sim! Os pacientes que tem bruxismo (que rangem e apertam os dentes de forma involuntária) normalmente apresentam desgastes nos dentes naturais, o que além de alterar a função por perderam guias importantes para a manutenção do sistema estomatognático (como guia canina e guia anterior), altera também a estética do sorriso. Os casos de lentes de contato e facetas estão indicados para o reestabelecimento da anatomia dos dentes desses pacientes, mas é de fundamental importância que eles utilizem as placas estabilizadoras rígidas (placas de bruxismo) para preservar os dentes reconstruídos. Essa placa deve ser utilizada diariamente para dormir, caso contrário as restaurações em cerâmica podem trincar e partir com o decorrer do tempo.

Escrito por:

Taís Bacelar, Cirurgiã-Dentista (Especialista em Prótese Dentária, Mestre em Odontologia e Saúde e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Odontologia e Saúde UFBA – CROBA 16063)