A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, da arcada dentária e da oclusão.
A má oclusão é definida como qualquer desvio do padrão de normalidade dos dentes. Pode ser congênita (presente ao nascimento) ou adquirida (tornando-se visível com o passar dos anos). É possível que a alteração na posição dos dentes afete negativamente a estética, a função e a saúde do indivíduo.
O tratamento ortodôntico pode ser realizado em qualquer idade. Na fase de crescimento e desenvolvimento, o público-alvo são crianças e adolescentes.
À medida que os dentes permanentes vão nascendo e compondo a dentição do adulto, as opções de tratamento vão ampliando. Os aparelhos podem ser removíveis ou fixos; estes, com as peças posicionadas de forma calculada sobre a superfície dentária.
É mito acreditar que o tratamento ortodôntico tem finalidade exclusivamente estética. As duas principais preocupações são a cárie e a doença periodontal. Dentes apinhados, girados ou afastados demais podem acumular alimento, pelo difícil acesso à escova e ao fio dental, ou permitir que o alimento traumatize a gengiva durante a mastigação. Temos agora uma situação que favorece o aparecimento da doença cárie (dor, escurecimento, furos nos dentes) e da doença periodontal (gengiva que sangra, dentes amolecidos podendo evoluir até a perda do dente inteiro, mesmo sem cárie).
O mal posicionamento dentário é capaz de alterar a forma como as pessoas mastigam, havendo a possibilidade de alterações no processo da digestão, com sobrecarga de todo o trato gastrointestinal.
As alergias crônicas também podem predispor a alterações esqueléticas. A respiração deve sempre acontecer pelo nariz, mas em pessoas alérgicas desde a infância, a respiração pela boca torna-se normal. Esta simples alteração é capaz de provocar um estímulo de crescimento errado que resulta na necessidade de intervenção ortodôntica. São aparelhos específicos, projetados individualmente para cada caso. A Ortodontia também ajuda em situações de interposição lingual (má postura da língua ao falar e ao deglutir).
A função estética da Ortodontia é inegável. Um sorriso harmônico, bonito, com os dentes nas posições adequadas, contribui muito para a qualidade de vida. Transforma a autoestima, melhora as relações sociais e profissionais. Abre possibilidades de novas experiências e novas fontes de renda. Vivemos em um mundo globalizado onde a internet e as redes sociais proporcionam uma riqueza de interações nunca antes vista.
Procure um ortodontista para uma avaliação e transforme seu sorriso!
Temos a solução ideal no Plano MaxOrto Idental. Conheça os benefícios que aproximam você do sorriso dos seus sonhos!
Escrito por:
Tharcilla Calíope Azevêdo, Cirurgiã-Dentista (Especialista em Periodontia, Especialista em Ortodontia, Mestre em Disfunção Temporomandibular, Doutorando em Clínicas Odontológicas)
Leandro Almeida, (Graduando em Odontologia, Bacharel em Administração, Coordenador de Credenciamento em Odontologia Suplementar)